- Indústria automotiva: Com sua leveza e resistência, o alumínio faz com que carrocerias pesem 40% menos do que as fabricadas com outros materiais. Com veículos mais leves, há menor consumo de combustível e menor emissão de gases poluentes de veículos.
- Embalagens: As embalagens de alumínio, além de leves e práticas, ajudam a conservar os alimentos, pois os protegem da ação da luz, da umidade e do ar. Além disso, depois de utilizada, podem ser recicladas, contribuindo com a sustentabilidade.
- Bens de consumo: Com sua ótima condutibilidade térmica, este metal distribui o calor da chama na panela de maneira mais uniforme e possibilita um cozimento mais homogêneo dos alimentos. Além disso, é largamente utilizado em eletroeletrônicos, linha branca, móveis, decoração e artigos esportivos.
Construção civil: A procura por construções sustentáveis faz com que o material seja ideal para esta aplicação. Está presente em produtos como esquadrias de alumínio, painéis de revestimento, fachadas envidraçadas, box e utensílios para a construção.