O aço inox ou inoxidável é uma liga metálica composta de ferro, cromo, carbono e níquel bastante resistente à corrosão e ao calor.
Dependendo do tipo de aplicação, podem ainda fazer parte de sua composição, outros elementos que modificam e melhoram as suas características básicas, como o silício, titânio, nióbio, molibdênio, cobalto, boro e o nitrogênio.
Enquanto os aços comuns sofrem o processo de ferrugem, o aço inox é geralmente muito resistente à corrosão.
Alta durabilidade: O aço inox tem resistência semelhante ou superior às ligas de aço comum. Porém, como esse material é resistente também à corrosão, ele não enfraquece com o passar do tempo pela ação da oxidação — o que lhe confere uma grande vida útil.
Facilidade de limpeza:Devido à sua baixa rugosidade superficial, o aço inoxidável permite uma fácil limpeza. Essa característica é a responsável pela larga utilização desse material em estabelecimentos que necessitam de controles rígidos de higiene — tais como restaurantes e hospitais.
Forte apelo estético: Esteticamente falando, o aço inox é um material versátil, sempre atual, que combina com cores e estilos variados. Ele tem um brilho próprio e um visual que remete à leveza, à modernidade e ao prestígio.
Resistência a variações bruscas de temperatura: Podendo funcionar perfeitamente bem tanto num freezer quanto em um forno, o aço inox — além de suportar baixas e altas temperaturas — também resiste a bruscas variações térmicas, o que permite sua aplicação com eficácia em estruturas expostas a condições climáticas instáveis.
Material inerte: Como já mencionamos, o aço inoxidável é inerte e não reage com outros materiais. Com isso, essa liga metálica se torna imprescindível também para a indústria alimentícia, uma vez que não guarda sabores ou odores, nem se altera ao entrar em contato com os compostos químicos liberados pelos alimentos.